Parceria empresarial: como utilizá-la estrategicamente e colher seus benefícios?

Existem diversas maneiras de impulsionar um negócio, e uma estratégia que pode trazer muitas vantagens é a parceria empresarial.

Ter parceiros abre portas para novos nichos de mercado, assim como permite unir esforços e infraestruturas para, de forma conjunta, alcançar melhores resultados.

No entanto, esse é um processo que deve ser realizado com cautela e muita atenção, cumprindo todos os procedimentos necessários para garantir a segurança de todas as partes envolvidas no acordo.

Sendo atendidos todos os requisitos para um procedimento seguro, esse pode ser um bom caminho para atender objetivos como diversificar a receita, aumentar a base de clientes, entre outros.

Para entender melhor o que é uma parceria empresarial, como ela funciona e o que é necessário para utilizá-la estrategicamente, continue a leitura!

Entendendo o conceito de parceria empresarial

Em uma parceria empresarial, os empreendimentos envolvidos tornam-se parceiros para atingir um objetivo comum, firmando uma colaboração mútua por meio de um contrato.

Um exemplo bastante comum atualmente é a parceria entre marcas e influenciadores digitais, que trazem visibilidade para os produtos ou serviços oferecidos pelo negócio, gerando efeitos favoráveis ao empreendimento ao influenciar a decisão de compra dos consumidores.

No entanto, há outros modos de colaboração que podem ser estabelecidos, sempre com o objetivo de atender às necessidades de ambas as partes.

O processo tem início, portanto, a partir da definição dos objetivos de ambas as empresas, para que alinhem suas expectativas em relação aos resultados alcançados pela colaboração.

Tendo definido esse primeiro ponto, será preciso contar com o auxílio de um advogado para elaborar o contrato da parceria empresarial, que deverá especificar aspectos como responsabilidades, contribuições, propriedade intelectual, compartilhamento de custos e benefícios, definição de prazos e possíveis resoluções de conflitos.

Assim, estará estabelecida a parceria, que pode ser de curto prazo ou se estender a períodos maiores, criando uma relação duradoura entre as partes envolvidas.

Para quais objetivos uma parceria empresarial pode ser estabelecida?

A parceria empresarial pode ser criada para atingir diversos objetivos. Entre eles, podemos destacar:

  • Desenvolver novos produtos;
  • Obter acesso a novos mercados; 
  • Reduzir custos; 
  • Compartilhar tecnologias e recursos;
  • Trocar informações;
  • Trazer melhorias para a saúde financeira das empresas;
  • Inovar de forma conjunta.

Todas essas metas podem ser alcançadas por meio de uma parceria entre empresas, mas é importante notar que ela pode ter diferentes naturezas.

Mencionamos acima o caso da colaboração com influenciadores digitais, no qual uma marca utiliza a visibilidade do profissional para divulgar seus produtos, enquanto concede benefícios a ele.

Há, ainda, outras possibilidades bastante comuns, como a parceria com fornecedores de matérias-primas, componentes ou serviços, que garante ao empreendimento um abastecimento contínuo dos recursos necessários para o seu funcionamento.

Outro exemplo comum são as parcerias de distribuição, nas quais uma empresa produz suas mercadorias, mas conta com outra, especializada em serviços de logística, para realizar a distribuição dos mesmos.

No cenário atual, também são bastante comuns as colaborações de natureza tecnológica, que visam trazer para a organização um arcabouço mais robusto de recursos digitais que auxiliem nos seus processos.

Os benefícios de estabelecer parcerias

Uma das principais vantagens da parceria empresarial é a possibilidade de contar com mais recursos e com a expertise de outro empreendimento em uma área que não é a sua.

Afinal, as operações de uma empresa devem cobrir diversos processos. Como vimos acima, para produzir e distribuir seus produtos, um negócio pode ser beneficiado pela colaboração de empreendimentos especializados no fornecimento de matéria-prima e nos processos logísticos de distribuição.

Esse é um ponto importante, também, para a saúde financeira do negócio, uma vez que estabelecer parcerias pode ser economicamente mais vantajoso do que desenvolver sua própria infraestrutura para cobrir todos os processos envolvidos no seu funcionamento.

Além disso, é importante ter em mente que, em muitos casos, a parceria empresarial também permite maior inovação no desenvolvimento de produtos ou até mesmo a expansão do mercado no qual está inserido, gerando aumento e diversificação das receitas.

Cuidados essenciais em uma parceria empresarial 

Para que a parceria tenha sucesso e alcance os objetivos definidos por ambas as partes, é preciso realizar o processo de maneira segura e preventiva, elaborando um contrato de forma cuidadosa.

Por isso, o primeiro cuidado essencial nesse contexto é a contratação de um advogado de confiança e especializado na área, que dê o auxílio necessário ao longo desse percurso. Alguns elementos que devem estar especificados no contrato são:

  • A forma de divisão do faturamento e prestação de contas;
  • Os prazos de entrega aos clientes;
  • A responsabilidade em caso de danos a terceiro ou cliente;
  • As condições a marca do parceiro poderá ser utilizada;
  • As medidas de proteção contra a concorrência da empresa parceira ao fim da parceria;
  • A proteção de informações de negócios, estratégias comerciais, patentes, invenções e métodos.

Mais que isso, é essencial que as empresas possuam registro da marca, façam uma diligência prévia, buscando conhecer melhor as operações e o estado da outra parte, e lembrem também de alinhar aspectos como cultura e gestão para além dos fatores comerciais da relação.

Assim, para estabelecer uma parceria de sucesso, opte por um advogado de confiança e aproveite os benefícios de contar com um profissional especializado! Para saber mais sobre assuntos como esse, acesse o blog da Zenatto Advogados.

Bruna Galiotto

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