O que é holding e quais seus tipos?

Saber o que é holding e compreender os seus benefícios pode ser o melhor caminho para muitos empreendedores que buscam organizar seus negócios e controlá-los a partir de uma única visão.

A palavra inglesa holding significa controlar, guardar e manter.

Portanto, é uma maneira inteligente e legal de manter sob controle todos os negócios e empresas que fazem parte de uma mesma organização.

Segundo dados da Receita Federal, no Brasil existem mais de 100 mil empresas que optaram por esse modelo, tendo por objetivo administrar:

  • participações societárias,
  • bens móveis,
  • bens imóveis,
  • papéis,
  • outros ativos.

Neste post, apresentaremos o que é holding, os tipos existentes e seus benefícios. Continue lendo e saiba mais sobre esse importante assunto!

O que é holding?

Para entendermos melhor o que é holding, é importante voltarmos a 1976, quando a Lei nº 6.404/1976 surgiu regularizando as Sociedades Anônimas.

A partir daí, surgia no Brasil esse tipo de sociedade que, em muitos casos, não exerce uma atividade produtiva ou comercial, mas tem por objetivo participar de outros negócios como sócia ou acionista.

Isso significa que se trata de uma gestora de negócios, onde seus sócios controlam e exercem influência em outras empresas.

A holding pode ser uma sociedade anônima (SA) como também uma limitada (LTDA), obtendo suas receitas a partir do pagamento de dividendos ou de lucros das empresas administradas.

No entanto, ela vai além dos negócios e podem ser constituídas com outros objetivos, como veremos na sequência.

Tipos de holding existentes

Existem diversos tipos de holdings, classificadas a partir dos objetivos e das atividades que exercem:

Pura

A holding pura é aquela voltada a cuidar do capital das empresas que controla, não exercendo qualquer outra atividade econômica.

Ela pode deter participação minoritária ou majoritária desses empreendimentos, colaborando com as decisões políticas e administrativas.

Mista

O modelo misto é aquele que, além da participação, exerce também atividades econômicas, ou seja, pode operar diretamente em suas subsidiárias.

Esse é um modelo bastante conhecido e aplicado no Brasil.

Patrimonial

Administrar os bens próprios é o objetivo da holding patrimonial, tendo como resultados:

  • gerir bens,
  • integralizar os patrimônios no capital social de uma empresa,
  • facilitar a gestão de recursos,
  • obter benefícios fiscais,
  • facilitar o processo sucessório.

Familiar

Para entender o que é holding familiar é preciso compreender que muitas pessoas físicas optam por esse modelo para controlar e administrar seus bens patrimoniais.

Essa opção protege os ativos da família e possibilita um planejamento da gestão futura entre os seus sucessores.

De Controle

Como o próprio nome deixa claro, trata-se de uma empresa controladora de outros negócios, onde, na maioria das vezes, a gestão também é realizada por ela, portanto, é comum que tenha a participação majoritária nesses empreendimentos.

Na Bolsa de Valores brasileira, dentre os diversos tipos de holdings existentes, esse é o modelo mais comum encontrado.

De Participação

Esse tipo de sociedade está sempre atenta à aquisição de ações de outras empresas, sendo, portanto, um sócio minoritário e não exercendo poder de controle.

Administrativa

Chegamos ao tipo administrativo, ou seja, a holding que realiza a administração dos negócios, tornando-os mais profissionais e produtivos.

Para que ela serve?

Como pode-se observar, a partir dos diferentes tipos de holdings existentes, essas empresas colaboram de diversas maneiras com outros empreendimentos, negócios e administração de bens, onde se destacam:

  • investimentos financeiros,
  • gestão dos negócios,
  • controles patrimoniais,
  • diversificação das operações,
  • monitoramento das diversas empresas controladas.

Existem muitos casos onde a holding é confundida com a própria empresa operacional, no entanto, ela vai muito além do principal negócio do qual faz parte, pois outros objetivos empresariais e organizações também podem ser inseridos no projeto.

É o caso de grupos empresariais que possuem, por exemplo, uma indústria ou comércio que lidera a operação e outras empresas que prestam serviços para o empreendimento e muitas vezes para terceiros.

Isso permite que exista uma individualização das operações em termos organizacionais, porém, uma consolidação dos resultados, facilitando a administração e tomada de decisão.

Principais benefícios do holding

Sabendo o que é holding e os tipos existentes, vamos avaliar os benefícios em adotar esse modelo de negócio.

Com a adoção dessa sociedade é possível agrupar os recursos financeiros das empresas, onde projetos podem ser desenvolvidos visando alavancar negócios e a rentabilidade do grupo.

A economia de escala é outra vantagem, onde muitas atividades podem ser desenvolvidas por equipes voltadas a atender diversas organizações, como, por exemplo:

  • tecnologia da informação.
  • comunicação,
  • contabilidade, etc.

Nos casos onde uma das empresas possa apresentar resultados não satisfatórios, o impacto torna-se menor e a recuperação facilitada.

Com relação ao planejamento familiar e patrimonial, a adoção desse modelo evita choques de interesses referente à sucessão dos negócios, tornando o processo mais econômico e rápido do que o inventário.

A implantação de modelos de gestão, como a Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), ganha força e são mais facilmente aplicáveis em todas as empresas do grupo, valorizando as marcas e possibilitando maior sucesso nas operações.

Também precisa ser considerada a sinergia que uma holding proporciona às diversas empresas do grupo, estabelecendo facilidades operacionais e contribuindo efetivamente para a redução de custos.

Por fim, uma das maiores vantagens que ajuda a responder o que é holding e o que se ganha com isso está na possibilidade de redução no pagamento de tributos, uma busca incessante de todas as organizações empresariais.

Agora que você sabe mais sobre esse assunto, mas ainda precisa de esclarecimentos, entre em contato com um advogado de confiança e conheça detalhes sobre essa possibilidade!

Hugo Zenatto

POSTS RELACIONADOS

Leave a Reply

Leave a Reply

×