Gestão tributária: como diminuir os impostos?

Uma gestão tributária eficiente contribui efetivamente com a organização dos recursos financeiros e impacta diretamente na lucratividade da empresa.

O portal da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) traz dados de um estudo levantado pela plataforma Cupom Válido. Destacamos alguns pontos que consideramos relevantes para o empreendedor. São eles:

  • Entre os 111 países avaliados, o Brasil é a segunda nação do mundo que mais cobra tributos das empresas,
  • considerando todos os tributos, os empresários brasileiros pagam em média uma alíquota de 34% de impostos,
  • esse percentual é 70% maior que a média mundial.

Esses dados são baseados em informações de 111 países que foram enviadas à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entidade que, como o próprio nome sugere, é voltada ao desenvolvimento econômico e à cooperação entre seus membros.

Os números confirmam que focar na gestão tributária e buscar formas legais para reduzir os impostos é uma maneira de manter o seu fluxo de caixa e ter mais recursos para cumprir com as obrigações e investir no seu negócio.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e confira.

É possível reduzir legalmente os impostos de uma empresa?

O Brasil é conhecido como o país dos impostos e a gestão tributária está entre um dos maiores desafios do empreendedor brasileiro.

Nesse cenário, existem duas realidades: o recolhimento dos tributos influencia diretamente na saúde financeira do negócio e não pagá-los pode trazer problemas fiscais e comprometer a operação e a credibilidade da empresa no mercado.

Mas, afinal, é possível reduzir os impostos de forma legal? Sim, é possível aplicar recursos legais para diminuir a sua carga tributária.

Quais são os recursos legais que ajudam a reduzir os impostos de uma empresa?

Você pode, por exemplo, anualmente mudar o seu regime tributário, escolhendo o que melhor se enquadra na sua realidade.

Outra forma de otimizar a sua gestão tributária é pesquisar e encontrar formas de se enquadrar em programas de isenções e/ou reduções fiscais, concedidos muitas vezes pelos municípios, estados e até mesmo no âmbito federal.

Em casos de empresas que operam em mais de uma atividade, algumas vezes, a opção de subdividir a organização pode ser uma forma de enquadrar melhor cada uma das operações no regime tributário mais adequado e menos custoso.

Terceirizar a contratação de alguns colaboradores também é uma forma da empresa se isentar dos tributos previdenciários e trabalhistas.

Embora pareçam alternativas simples de serem realizadas, é essencial proceder de forma correta para evitar erros e possíveis multas tributárias, além de garantir que seu negócio esteja sempre em dia com o fisco.

Como uma assessoria jurídica pode contribuir para a gestão tributária?

Para uma gestão tributária eficiente, o empreendedor precisa estar constantemente atualizado em relação ao sistema tributário nacional.

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Brasil possui 320.343 normas tributárias, sem contar as constantes mudanças ou surgimentos de novas regras e normas que tornam quase que impossível o acompanhamento de perto por parte do empresário.

No entanto, é preciso conhecê-las e estar sempre atualizado sobre as mudanças e os benefícios concedidos para buscar alternativas de redução dos tributos.

Nessa hora, uma assessoria jurídica é essencial. Os profissionais especializados irão aliar experiência e conhecimento para diminuir a sua carga tributária, analisando toda a realidade do seu negócio e orientando, em especial:

Pagamento indevido ou a maior

Profissionais especializados são capazes de identificar dentro da operação da empresa onde se encontram os maiores vertedouros dos seus tributos, e com isso tomar medidas para amenizar estes valores através das legislações vigentes.

A discussão judicial é uma possibilidade, no qual o profissional analisa o tributo que se encontra indevido conforme decisões judiciais versando sobre essas legislações e pleiteia os valores recolhidos a maior nos últimos anos e também ajusta para os recolhimentos futuros da empresa.

A esfera judicial pode ser um pouco assustadora em primeiro momento, mas grandes empresas utilizam-se recorrentemente para ter seus direitos garantidos na esfera tributária.

Além disso, é possível o ajuste, dependendo da situação, de forma extrajudicial com procedimentos administrativos que podem ser muito mais rápidos e eficazes que os da esfera judicial, pois podem advir de lei vigente e não necessitar de uma discussão judicial.

Exemplos de ajustes na esfera administrativa mais comuns são o aproveitamento de créditos presumidos de determinados produtos, créditos de tributos no regime não cumulativo (IPI, ICMS, PIS e COFINS), exclusões da base de cálculo de tributos, ressarcimentos de créditos acumulados, dentre outras soluções.

Nessa situação, a assessoria jurídica vai realizar uma análise completa do seu negócio e identificar possíveis restituições e ajustes que até mesmo a contabilidade pode não ter percebido.

Análise de benefícios fiscais

Uma análise de benefícios fiscais é outro recurso importante que pode contribuir para diminuir os impostos e otimizar toda a gestão tributária da sua empresa.

Esses benefícios são oferecidos por meio de programas dos governos federal, estadual e municipal. 

Nesse caso, uma assessoria jurídica vai analisar todas as legislações e identificar se há alguma forma de incluir a sua empresa em um ou mais dos programas desenvolvidos para beneficiar o empresário.

Além dos benefícios fiscais, a adesão nesses programas costumam incentivar ações voltadas à responsabilização e conscientização social, bem como projetos culturais e educacionais.

O conjunto dessas ações fortalece a credibilidade da empresa junto ao mercado e atrai consumidores para a marca.

Planejamento tributário

Uma empresa que deseja otimizar a sua gestão tributária e diminuir os impostos precisa realizar um planejamento referente aos seus encargos fiscais.

A elaboração de um plano tributário é essencial para o empreendedor simular os diversos enquadramentos e encontrar a melhor opção para o seu negócio. 

Da mesma forma, organiza os pagamentos, evitando atrasos e multas, ou procedendo-os com antecedência, gerando economia para o empreendedor.

Dentro de uma empresa, algumas decisões podem gerar determinados tributos, o planejamento também visa prevê-los, evitá-los ou orientar para a realização da atividade no momento mais adequado financeiramente para o seu negócio.

Somente uma consultoria consegue fazer esse planejamento prevendo todas as situações possíveis para reduzir os seus custos.

Caso você precise de ajuda para otimizar a sua gestão tributária, escolher o melhor regime e reduzir os seus impostos, conte com uma assessoria jurídica de confiança.

Hugo Zenatto

POSTS RELACIONADOS

Leave a Reply

Leave a Reply

×