Governança corporativa: como ela impacta a gestão empresarial?

A governança corporativa fortalece a imagem da marca, gera credibilidade no mercado, atrai investidores e conquista a confiança do consumidor. Já a falta dela pode resultar em fortes crises e abalar toda a reputação da empresa.

Podemos dizer que a governança corporativa sempre existiu na história do mundo dos negócios, porém, o conceito e suas aplicações começaram a ganhar força a partir de 1992, quando foi publicado na Inglaterra o Relatório Cadbury.

Tudo começou em 1991, quando o Banco da Inglaterra criou um comitê para elaborar um Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, porque até então os diversos conselhos de administração das corporações do país não vinham atuando de forma aceitável.

Em 1992 foi publicado o Relatório Cadbury, considerado o primeiro código de boas práticas de governança corporativa, com suas condutas baseadas em dois importantes princípios:

  • Prestação de contas responsável;
  • Transparência.

Na última década, o conceito de governança evoluiu a partir da sigla ESG, que nada mais é do que um conjunto de práticas que definem se a empresa:

  • Busca reduzir ou evitar seus impactos operacionais negativos ao meio ambiente;
  • Preocupa-se com as pessoas e adota práticas socialmente responsáveis;
  • É gerenciada correta e eticamente em suas práticas administrativas.

Especialmente falando de governança corporativa, é ela quem define se a empresa está sendo gerenciada correta e eticamente, bem como quais lacunas nesse sistema podem favorecer vícios, falhas operacionais, desvios, mau uso de recursos e até atos de corrupção. 

Por isso, abaixo explicamos como a governança corporativa impacta a gestão, a imagem da empresa e o sucesso do negócio.

O que é governança corporativa e como ela impacta na gestão empresarial?

Pode-se definir governança corporativa como o processo que define como a empresa é administrada, dirigida e monitorada, o que acaba por refletir na cultura, na política, nas regras, nas relações e na conduta da organização.

Ou seja, o processo engloba um sistema que está diretamente associado à forma como as organizações são geridas e como as decisões são tomadas, visando a integridade da empresa.

E por que impacta na gestão? Impacta pelo simples fato do foco da governança corporativa ir muito além do cumprimento das normas estabelecidas pelo compliance e a legislação vigente. O gestor precisa adotar práticas para que todas as ações da empresa estejam devidamente alinhadas com:

  • Os objetivos;
  • A missão;
  • Os valores da organização.

Em consequência de muitos escândalos envolvendo situações de corrupção nos diversos setores do mercado nos últimos anos, a governança corporativa tem ganhado destaque, seja para os investidores ou também para os consumidores. 

De forma geral, a boa governança atesta que todos os processos da empresa são embasados na transparência, zelo e responsabilidade. 

Como resultado, ela fortalece a imagem da marca no mercado e ajuda a conquistar a confiança do consumidor, enquanto que a ausência dela pode levar a empresa a enfrentar crises e até mesmo ter a sua reputação abalada.

Nesse cenário, destacamos que o portal Consumidor Moderno nos traz uma pesquisa mostrando que, já há alguns anos, os consumidores brasileiros decidem suas compras com base nos valores éticos e de acordo com a autenticidade das empresas. 

Conheça os princípios da governança corporativa

Engana-se quem pensa que a governança corporativa é para grandes marcas, pois ela precisa ser implementada por empresas de todos os portes e nos diversos setores do mercado, afinal, ética e responsabilidade são compromissos de todas as organizações e gestores.

Como já dissemos, o pilar da governança corporativa é equilibrar os objetivos da empresa com a missão e seus valores, para isso ela é pautada em 4 princípios. São eles:

Transparência

Na boa governança, a transparência é muito mais que um dever, ela consiste no desejo e na formação do hábito da gestão disponibilizar, para todas as partes interessadas, as informações e dados de seus interesses com regularidade.

Lembre-se que governança corporativa é como a empresa é gerida e como suas decisões são tomadas, possibilitando que essas informações sejam acessadas por qualquer pessoa que tenha interesse em conhecê-las.

Atualmente, as empresas têm à sua disposição os mais diversos recursos para divulgar suas ações e aplicar a transparência de forma constante, seja por meio de um site sempre atualizado, relatórios anuais de desempenho e de sustentabilidade.

Equidade

Para a governança corporativa, a equidade é valor fundamental e indispensável para uma gestão que prioriza a ética e a responsabilidade.

Esse princípio estabelece que a empresa precisa tratar todas as partes interessadas de forma justa e igual, sem distinção de cargos, posições ou níveis de participações.

Ou seja, a gestão precisa considerar sempre os direitos, deveres, interesses e necessidades das partes interessadas e ponderar os impactos que uma decisão da empresa pode gerar nessas pessoas.

Prestação de contas

Toda organização precisa fazer a sua prestação de contas (accountability). Para isso é preciso disponibilizar seus dados de maneira clara e compreensiva, informando seus números às partes interessadas.

Nessa prestação é preciso que os responsáveis pela governança da empresa informem e assumam integralmente as consequências de seus atos e omissões. Da mesma forma que é importante lembrar que prestar contas vai muito além de apresentar gráficos e números para mostrar o desempenho financeiro da empresa. 

Esse processo envolve todo o gerenciamento das contas, metas não alcançadas, indicadores negativos em algumas operações e até mesmo fatores sociais da empresa.

Responsabilidade corporativa

Esse princípio da governança corporativa está diretamente associado ao zelo, para que o equilíbrio entre os objetivos, missão e valores da empresa seja atingido.

A responsabilidade corporativa vai atuar de forma efetiva para reduzir os impactos negativos de todos os processos e aumentar os positivos, sempre considerando no seu modelo de gestão os seus diversos capitais, como por exemplo:

  • O humano;
  • Financeiro;
  • Ambiental;
  • Intelectual;
  • Social;
  • Reputacional.

Como implementar a governança corporativa na empresa?

Adotar os princípios e aplicar práticas eficientes de governança impactarão positivamente no desempenho de toda a empresa a curto, médio e longo prazo. Porém, somente uma gestão eficiente vai conseguir adotar e aplicar boas práticas de governança. 

Afinal, seus princípios devem ser incorporados à cultura da empresa para certificar que a missão dela e seus valores estão sendo cumpridos, e para isso é preciso estabelecer diretrizes que venham somar na:

  • Criação de novas oportunidades;
  • Geração de valor;
  • Inovação;
  • Criação de empregos;
  • Sustentabilidade;
  • Valorização do capital humano.

Um passo importante para implementar a governança corporativa na empresa é definir papéis e responsabilidades, estabelecendo uma hierarquia entre líderes e liderados. A partir disso, crie processos e padrões de atuação.

Outra dica é criar o Conselho Administrativo, esse órgão atua como se fosse o guardião do seu negócio, especialmente no que diz respeito à obediência dos valores e aplicação dos princípios da boa governança.

O ideal também é adotar um sistema de gestão de riscos e controles internos. Afinal, toda empresa precisa aprender a identificar e evitar possíveis abalos financeiros, ambientais, representacionais, etc.

Ficou com alguma dúvida sobre como a governança corporativa impacta na gestão empresarial e no sucesso do seu negócio? Podemos ajudar você e sua empresa!

Renan Tronco

POSTS RELACIONADOS

Leave a Reply

Leave a Reply

×