Por que ter uma assessoria jurídica nas empresas é importante?

Administrar as atividades desenvolvidas em uma empresa não é uma tarefa simples e a assessoria jurídica auxilia de forma eficaz nesse processo.

Esse serviço é bastante abrangente e inclui áreas de atuação diversas, que podem atender às demandas particulares de cada setor.

Assim, sua atuação se dá em diversos procedimentos que são essenciais para o bom desempenho de negócios em qualquer segmento.

Por isso, neste post, explicaremos por que é importante contar com assessoria jurídica em uma empresa. Confira!

Como a assessoria jurídica atua?

De forma geral, podemos afirmar que a assessoria jurídica tem como propósito fazer com que as atividades de uma empresa estejam alinhadas com os dispositivos legais existentes.

Dessa maneira, o empreendimento tem seu desempenho aprimorado ao operar nos parâmetros da lei e evitar complicações futuras.

Alguns processos são parte da rotina de um negócio e precisam ser guiados de forma correta, como é o caso das rescisões de contratos, fiscalização de jornada de trabalho e horas extras, ou então situações de conflito que envolvam processos jurídicos.

Assim, a atuação dessa assessoria não se dá apenas na solução de problemas, mas também na sua prevenção, garantindo que todas as atividades da empresa estejam alinhadas com o que a lei determina.

Outras atividades incluem defender a organização em processos de caráter administrativo, ou quando a mesma participa como ré em processos judiciais, representar a instituição frente a órgãos administrativos e realizar propostas de conciliação e acordos.

Por que é importante ter uma na empresa?

A assessoria jurídica atua sobre diversos aspectos da rotina de uma empresa.

Portanto, sua presença pode trazer melhores resultados para diversas atividades.

Abaixo, você encontra algumas das atuações dessa assessoria, que contribuem para um bom desempenho do empreendimento como um todo.

Avalia contratos

A avaliação e validação de contratos é um procedimento de extrema importância para evitar riscos processuais que geram prejuízos para a empresa.

Esses contratos podem se dar entre a instituição e funcionários ou então clientes, podendo estar relacionados à prestação de serviços, compra e venda de bens, entre outras possibilidades.

Um exemplo de atuação da assessoria jurídica, portanto, é a etapa de estabelecimento de acordo com parceiros, como fornecedores.

Trata-se de uma atividade que permite a realização de projeções e previsões acerca de alterações necessárias em cláusulas contratuais.

Além disso, a atividade exige um acompanhamento que inicia na negociação, passa por execução e cumprimento, tendo fim apenas quando se arquiva o documento.

Essa consiste em mais uma atuação dessa assessoria que permite não apenas solucionar problemas, mas prevê-los e regularizar quaisquer situações com riscos em potencial.

Mantém informações privadas

A assessoria jurídica também pode atuar em conjunto com outros departamentos da empresa, como o setor de recursos humanos e de tecnologia da informação.

Essa proteção de informações é uma das atividades que depende da ação conjunta desses departamentos, para garantir a segurança dos dados do empreendimento, que podem ser relativos a funcionários, fornecedores, consumidores e clientes.

O aspecto jurídico, nesse caso, aplica-se ao gerenciar e executar as normas e condutas propostas internamente, garantindo que tenham acesso a essas informações somente aqueles que possuem permissão segundo o regimento da instituição.

Contribui com a parte tributária

A atuação da assessoria na área tributária pode se dar tanto no âmbito administrativo quanto judicial.

De forma geral, trata-se de gerenciar a recuperação de tributos e diminuição da carga tributária cobrada de forma errônea, defesa em execuções fiscais, planejamento tributário, pareceres e avaliações jurídicas.

Podemos incluir ainda a apuração de impostos e o cumprimento dos mesmos, além de um trabalho personalizado de acordo com a realidade e as necessidades de cada empresa.

Como escolher um bom escritório de advocacia?

A melhor maneira de contratar um serviço de assessoria jurídica é procurar por escritórios de advocacia que trabalham no ramo.

Então, a internet é um espaço amplo para essa procura, sendo possível visitar as páginas de cada grupo, conhecer quem são seus membros, qual sua formação e quais são suas especialidades.

Esse tipo de assessoria corresponde a um termo bastante abrangente que inclui áreas de atuação diversas, como a tributária, civil, trabalhista, empresarial, energética, rural, entre outras.

Dessa maneira, é importante que o escritório escolhido seja capacitado para prestar o serviço específico de que a empresa necessita, tendo em vista o segmento em que atuam ambas as partes.

Tendo encontrado algumas opções em sua busca, o passo seguinte é marcar uma reunião inicial e expor quais são as necessidades do empreendimento, os conflitos enfrentados e os interesses da organização.

Após esse diálogo, o que costuma ocorrer é que o escritório apresente uma proposta, contendo uma síntese dos serviços oferecidos e soluções que possam atender às demandas trazidas pela instituição.

Por isso, contando com a assessoria de um escritório de advocacia, é possível alinhar as atividades da empresa aos dispositivos legais preestabelecidos, garantindo um bom desempenho de todos os setores que a compõem.

Agora que você já conhece a importância desse tipo de assessoria para uma empresa, conheça também os serviços da Zenatto Advogados!

Há 30 anos no ramo, contamos com uma equipe preparada para auxiliar nas atividades jurídicas do seu empreendimento. Visite nosso site!

Moisés Rech

POSTS RELACIONADOS

Leave a Reply

Leave a Reply

×